sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Dicotomia ou Tricotomia? O que a bíblia diz sobre isso?

Essa semana em alguns jornais foi lembrando de um dos filmes bem interessantes da sua época: "De volta para o Futuro", na verdade sua continuação, pois falava da viagem ao futuro na data de 21 de outubro de 2015. Pegando tal clima iremos usar o "De Lorean" antes para dar  uma volta ao passado!

A muitos séculos os seres humanos tentam entender entender  como as coisas funcionam, são ou servem, sempre questionando "o que é?", "como é?" e "para que?". Questionam sobre a sua própria natureza,  origem e destino. Na antiguidade ocidental os gregos tornaram-se famosos por disseminar essa busca pelo conhecimento. Tanto que cunharam os termo amigo do "saber/conhecimento" - filosofia e filosofo;

E é desde a antiguidade também que o ser humano costuma dividir os analisar as coisas por partes para tentar compreender o todo. partindo de questionamento da natureza do homem é que iremos ver surgir as discussão de:

-mundo visível em oposição ao invisível;
-sensualidade (ser guiado pelos sentidos) X intelectualidade (guiados pela razão);

Quando essas discussões foram trazidas ao Cristianismo, esse bebeu da filosofia, as discussões e formas de divisões do ser humano em duas ou três partes. E ai que vem os pequenos problemas.

A Bíblia, tomada como o que os sentidos podem alcançar é um objeto e como tal repleto de textos, que são para alguns interpretados transcendentalmente, mas essa relação Deus-Bíblia-homem, esta permeada também das suas visões sobre o mundo.

Por exemplo:
"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente."Gênesis 2:7

Nesta cena da criação temos que o homem criado ser inanimado recebe o ruach, sopro/espirito e torna-se alma. pois é uma redundância que ocorre no texto alma (nefesh) só é tratada para seres viventes.

Mas, ao desenrolar vemos várias vezes alma sendo tratado como algo a parte do material.
E em geral só vemos espirito(ruach) ao falar ou em referencia a Deus

E ai fica a incognita, "será que divide realmente nos 3 ou não?"

Enfim, ela deixa margem para ambas visões na tentativa de compreender o que é o ser humano.


Minhas considerações

Vai de como cada um quer de fato ver e da corrente que entende que vai mais "responder" a sua dúvida. 

Digo isso, porque na verdade os ensinamentos que podemos aprender da bíblia é que o homem é um  conjunto e como tal as coisas de Deus se voltam para esse conjunto e não focar numa parte apenas.

O grande problema, que vejo é que muitos que tentam enveredar demais nessa discussão entre 2, 3 ou tantas partes forem, acabam por pensar que existe uma principal e acabando por dedicar sua vidas ou grande parte dela nessa parte. Uns se preocupam só com o visível e outros só com o invisível; com o social ou só com o espiritual...

EU, leio e vejo uma transformação de ambos nos textos dos Evangelhos e em Apocalipse também. Afinal há uma  renovação/transformação geral!

Alias, acabo de lembrar que, tem até termos para isso:
- Visão holística -  entender o todo como maior que a soma das partes
-Visão sistêmica -  entender as partes para compreender o todo.

Afinal se corpo não presta pra nada para que ressurreição? O mesmo vale para o que for imortal, pra que salvação?

Não precisa me responder de fato, mas, para você o que importa em dividir  o ser humano?

Nenhum comentário:

Postar um comentário