sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Pré-milenismo, pós-milenismo, amilenismo?

Fim do mundo? Volta de Jesus? Pois, bem são alguns dos assuntos que são tratados pela escatologia (estudo das ultimas coisas). E todos os temas do tópico estão relacionados primariamente a questão do milênio. E aqui dando uma de capitão nascimento, não para enrolara, mas para prover de termos chaves para pesquisa: no latim millenium, no grego quiliasma, ou ainda com a forma milenarismo.

Em suma tudo trata sobre um período de "mil anos". 

Pois bem... 

Ao longo da história dos seres humanos agrupados em sociedades, a pergunta sobre como e quando o mundo iria acabar se fez sempre presente. Por isso, em geral, muitas religiões abordam também tal tema. Algumas tratam de um fim definitivo para o sistema vigente que deteriorou-se para um recomeço perfeito, outras trabalham com ciclos, ou seja, tudo era bom, deterioraria e seria reiniciado, tantas vezes quanto deteriorado for.

E onde entra o Cristianismo nisso?

Entra no passo que este também preconiza uma criação perfeita que foi corrompida como vemos em Gênesis com a "queda", ou destituição de Adão e Eva do paraíso e tudo o que a humanidade e sociedade foi se tornando.

Vemos um "mini", ou primeiro, apocalipse com a narrativa do diluvio que destruiu a sociedade corrompida e reconstrução da mesma por intermédio da família de Noé, e a promessa da não re-destruição da humanidade via diluvio.

E ai vemos surgir o "valente caçador de Javé", conhecido como Nimrod (que significa rebelde), a torre de Babel que propôs  a construção para chegar o mais alto, flechar e acabar com Javé, para garantir que a humanidade não fosse dizimada novamente ....

Pronto, temos novamente o reinicio da corrupção humana, e a necessidade de uma restauração a perfeição.

E do AT ao NT vamos ver o processo e as promessas que levarão ao surgimento do salvador-remidor-restaurador e da destruição da sociedade totalmente degradada para a instauração de uma nova.


E o milênio?

É a era de ouro do Cristianismo, ou o reino milenar de Cristo. E é aqui que já começa toda a confusão...

Mas, antes bora lembrar ou falar um pouco da tribulação! Que é o conjunto de eventos que marcam o fim da sociedade, havendo grande assolação na Terra.

Pré-Milenismo

Corrente que acredita na literalidade dos acontecimentos do apocalipse porém se divide em outras duas, em relação ao momento que ocorre o milênio e a segunda vinda de Jesus.

-Pretribulacionista - Ou seja, antes do período da  tribulação Jesus viria arrebatar a igreja militante (os fiéis vivos na época do acontecimento) e então aconteceria o período da tribulação e posteriormente Jesus se revelaria a todos. Como os acontecimentos e eventos são realizados (dispensados) aos poucos, tal corrente é também chamada por dispensasionalismo. mas ou menos assim:

1-Segunda volta parte 1 -  Jesus vem para os seus sem se revelar ao mundo, arrebatando estes.
2-Ocorre a tribulação;
3-Jesus se revela a todos - Segunda volta parte 2;
4-Reino Milenar;
5-Julgamento Final e o que vier depois;

-Post tribulacionista - não tem uma quebra da vinda de Jesus e as coisas relaconadas a elas ocorrem após a sua segunda vida que será visível por todos

1-Tribulação
2-Segunda volta
3-reino milenar
4-Julgamento final e o que vier depois;

Pós-milenismo

Nesta corrente, os eventos são mais "compactos". O milênio ocorre pela expansão da pregação da palavra e convencimento das pessoas pelo Espirito Santo, antes mesmo da volta de Jesus, não havendo um arrebatamento ou período de tribulação. Assim, o evento da segunda volta é concomitante com o Julgamento final.

1-O mundo é o mundo com todas suas mazelas;
2-Os ensinamentos de Cristo prevalecem e inicia-se um período de prosperidade e supremacia do mesmo;
3-Jesus volta, julga todos e o que suceder disso.

Ou seja, a literalidade, ou preocupação com essa, dos acontecimentos é reduzida. tornando a sequencia de acontecimentos que de fato importam menor.


Amilenismo

Como muitos devem supor, o prefixo "a" implica na negação, sendo portanto uma corrente que nega o acontecimento literal de um milênio como período de reino de Cristo na Terra. O milênio já está ocorrendo espiritualmente e teve seu inicio no Pentecoste. Ou seja, quando a Igreja recebe o poder dos céus, se instaura o reino de Deus na Terra.

Sim! Nessa corrente os eventos apocalípticos já se instauraram a muito tempo.

Espera aí! Mas se o milênio esta acontecendo por que o prefixo "a"?

Porque foi termo amilenismo foi cunhado, por pessoas contrarias a tal corrente, os adeptos optam por usarem no termo o prefixo latino "nunc" que implica algo retroativo, que já aconteceu e cujos efeitos vigora. Não deve ser de maneira alguma confundido o nunc  com nunca, pois este ultimo é sinônimo do "a". Então, para facilitar e não confundir por ser chamado por "milenismo realizado";

1-O milênio espiritual já acontece a muito
2-Jesus volta,  julgamento final e o que suceder.

Um comentário:

  1. Esclarecedor! Escatologia sempre foi um tema que não me despertava muito interesse, mas tenho escutado tanto se falar dessas correntes, que fiquei curiosa para entender cada uma delas. Obrigada!

    ResponderExcluir