terça-feira, 18 de agosto de 2015

Parte 1 - Igrejas Históricas


Sua origem e existência remontam antes da reforma. E por isso exclui a grande maioria de denominações protestantes atuais. Dentre elas cito: igreja Católica Apostólica Romana, igrejas Ortodoxas (isso mesmo, no plural existem vários patriarcados), e igreja Anglicana.

Suas principais características são de ter um culto extremamente tradicional seguindo a Tradição legadas pelos primeiros cristão, que consiste em toda reunião ter o partir do pão a comunhão e um momento de doutrinação.

E aqui vale ressaltar que "partir do pão e comunhão" é a ceia, que  dentro da estrutura do culto é o elemento cristão. Dúvida!?!?! Observe que os discípulos só reconheceram Jesus após ressurreição por esse ato, e que nas reuniões cristãs demonstrar que eles comiam e bebiam juntos. "Liturgia da palavra" ou homilia é algo emprestado dos judeus.

Não com isso que eu queira dizer que tem que ter ceia todo culto! Mas, a ceia é o ápice do culto cristão! E é por isso que todas as igrejas Históricas mantêm a mesma!

Antes cheguei a falar sobre sacramento, pois bem, nessas igrejas a crença em sacramentos, que são ritos ou atos que atraem ou manifestam a graça de deus, tendo portanto efeito espiritual!

Vou pegar os sacramentos para se entender melhor:

Batismo - inclusão do individuo espiritualmente no corpo de Cristo, com isso diz que o individuo é de Deus. Lembra o que hoje algumas igrejas fazem de consagrarem o filho a Deus por entenderem ou desejarem que ele seja cristão. Não existe rebatismo, batismo é feito uma vez para sempre!

Crisma ou  confirmação - afirmação do individuo sobre a inclusão no corpo de cristo quando esta foi feita em idade que o mesmo não poderia entender. Pois é aqui é o batismo para algumas igrejas atuais...

Ceia - Participação do corpo e sangue de cristo para remissão dos pecados, na qual Cristo se faz presente. E aqui é que há variações de entendimento, se faz presente nos elementos transformando em matéria (transubstanciação) ou em essência (consubstanciação), ou se faz presente entre os que ceiam.

Casamento - Ligação espiritual de um homem com uma mulher  ou de uma mulher com um homem),  por isso "o que Deus uniu, o homem não separe"

Ordenação - Designação para tornar-se um ministro de Deus. e aqui temos a questão do trilice ministério (diácono, presbítero, bispo), onde só os últimos tem autoridade espirital para consagrar os elementos da ceia. E seguem uma linhagem sucessória que remonta aos apóstolos que é o que se chama "sucessão apostólica". diferente de que muitos pensam não é ter um apostolo na igreja que ela tem sucessão apostólica....


Penitência ou Reconciliação - Rito pelo qual alguém em pecados ou afasto da igreja passa retornar ao corpo de Cristo.

Unção dos enfermo - rito que visa através de orações e passagem de óleo a cura do individuo, quando administrado em individuo a beira da morte, esperando que melhorem é chamado/conhecido de/por  "extrema unção". Um o oleozinho de cura de muitas igrejas atuais ó de onde vem....


Seus sacerdotes utilizam roupas sacerdotais básicas chamadas de alva adicionado uma estola sacerdotal conforme a cor do período litúrgico. Os diáconos usam transverso ao peito ( \ ), presbíteros e bispos usam as paralelos ( | | ). Existe uma estola na cor preta , chama-se tipete, considerada academicista, se usa para pregar (oficiar) mas não para a celebração que envolva os sacramentos.

Batina é uma outra roupa emgeral preta e não é usada para a a celebração.


As históricas seguem um calendário litúrgico anual comum, por isso em quaisquer uma igreja da mesma denominação que se vá, serão utilizados os mesmos texto e corresponderá ao mesmo período. Contendo os textos para os dias de segunda a sexta e para os domingos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário