As igrejas Tradicionais são aquelas que surgiram da Reforma ou não muito tempo após dela (uns 2 séculos). Dentre estas podemos citar:
-Luterana
-Reformadas (Igrejas Nacionais e Presbiteriana)
-Metodistas
-Batistas
Luteranos
Como o nome indica foi uma igreja fundada por Martinho Lutero, quando percebeu que não havia mas como tentar reformar a sua igreja de origem.
O ministro usa batina para celebrar o culto (sim isso mesmo batina e não alva), não há preocupações com a sucessão apostólica, resume-se a ordenação a presbítero e diácono. Os sacramentos são reduzidos a batismo, confirmação, ordenação e ceia.
Igrejas Reformadas, Igrejas Nacionais e Presbiterianas
Foram igrejas nascidas na reforma e com grande influencia de João Calvino. Pois, o mesmo conforme sua crença buscou escrever para transmitir o que entendia da pratica correta e fundamentos do cristianismo. Dentro destas denominações seguem os mesmos sacramentos da anterior, ressaltando que para no entendimento deles bispo/episcopo = presbítero, logo não sendo necessário a existência de dois títulos para a mesma função
Metodistas
Surge com John Wesley, clérigo anglicano, que passa a adotar os métodos de ensino que aprendera com sua mãe dentro da igreja Anglicana, obviamente como pode perceber o mesmo rompeu e seguiu em "carreira solo", salvo-se os princípios de ensino o restante foi mantido, obviamente quebrando a sucessão apostólica, o que também não é importante para os mesmos.
Batista
Segundo John Smith e seu parceiro Thomas Helwys, a igreja anglicana estava no caminho errado e trazia muito da igreja romana. E propuseram mudanças, dentre elas estavam:
não tem sacramento só 2 ordenanças : ceia e batismo isso porque Jesus mandou batizar, mas o mesmo só seria administrado aos socialmente capazes por seus atos e decisões, e semelhantemente porque Jesus também mandou realizar a ceia. Seus ministros são consagrados a diácono e pastor.
Outro ponto é que por batismo ser opção humana-individual; todos que dantes foram batizados eram um "novo batimo", por isso eram conhecidos como ananbatistas ou rebatizadores
Certo mas o que mais é diferente? Como podem ter visto uma das denominações tradicionais rompeu mais com as históricas o que levou também a uma modificação da liturgia. Se antes o ápice era a liturgia da ceia, esta foi perdendo lugar para a liturgia da palavra, de menor espaço a acontecimentos mensais. Como o que observamos hoje.
E a igreja batista "fez escola", sendo a base para as posteriores que vermos na 3ª parte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário