Tudo começou a um tempo atrás.. na Rua Azuza... Só que não!
O movimento Pentecostal tem suas raízes nos ensinos de Charles Fox Parham, um clérigo metodista que fundou o seminário Biblico Betel, no Texas, e começou a disseminar os princípios de uma Fé Apostólica, que seria evidenciada pelos dons espirituais sobretudo o de línguas (estrangeiras) para que a Palavra fosse disseminada pelo mundo , sem que os missionários precisassem aprender novo idiomas.
Em uma das noites de clamores e orações pelos dons espirituais uma jovem passou pela experiência que ficou conhecida como batismo no (pelo) espirito santos", o qual lhe conferiu o dom de línguas (estrangeira), donde ela só falava em chinês por uma semana.
Os ensinamentos sobre cura divina e dom de línguas então se intensificaram, e chegaram aos conhecimentos de William Joshep Seymor, um pastor negro, que conforme o costume da época, devido ao segregacionismo, não podia estar na mesma sala que seus colegas brancos, ouvindo apenas do corredor os ensinamentos de Parham. Convencido pelso ensinamentos, após ir para Los Angeles, em um espaço na Rua Azuza, começou a dissemina-los para quem quizesse ouvir, independente de genero ou etnia. Porém este movimento diferente do de Parham tinha o dom de "línguas estranhas" como evidência do batismo.
É deste movimento criado por Seymour que iremos ver surgir o movimento pentecostal e igrejas pentecostais, sobretudo a Assembléia de Deus.
Da primeira onda pentecostal iremos ver também surgir, a Congregação Cristã no Brasil
Posteriormente surge a 2ª onda pentecostal, que denominam por deuteropentecostalismo, e desta o movimento/igreja Brasil para Cristo, a igreja pentecostal deus é amor, igreja do evangelho quadrangular.
Surge então uma nova onda que foi batizado de neopentecostalismo: Sara nossa Terra de onde se originaram 2 ícones famoso: R.R. Soares e Edir Macedo (casado com a irmã do primeiro), que ao saírem dela fundam a Igreja Universal do Reino de Deus. E adotam uma postura de evangelização mais "agressivo" chegando a abrir 1 igreja por dia nos primeiros anos, e compra de espaço em radio e posteriormente em Tv.
Após desentendimento, R.R. Soares sai da igreja que fundou deixando para seu cunhado e abrindo a Internacional da Graça de Deus que alcançou projeção semelhante a antiga.
Mas, qual a diferença entre estas:
As de 1ª geração - tem foco maior no avivamento espiritual através do dom de línguas (estranhas)
As de 2ª geração tem maior foco na cura.
As de 3ª geração (neopentecostais) tem maior foco na multiplicação de fiéis, em geral associadas ao que se chama de "teologia da prosperidade (material e financeira)"
Há alguns que classifiquem em paracristianismo ou parapentecostalismo, pou seja, igrejas que estão para além do cristianismo e/ou pentecostalismo. Igrejas que tornaram-se muito mais agressivas e com corpo doutrinário confuso.
Confuso num sentido que "jogam tudo no liquidificador" e não de fato não sabem o que são, apesar de discursarem que saberiam dizer. Por exemplo, são :
-Igrejas "evangélicas" que dizem ter ceia como ordenança, mas que dizem que a ceia vai promover cura e tem impedimento caso não seja batizado, como se esse tivesse uma importância espiritual.
-Dizem que batismo é só ordenança, mas impõe restrições para administração como a exemplo que uma pessoa que more com outra mas não sejam casado deixariam o individuo em pecado e com isso impeditivo.
-Impõe milhares de regras para poder casar ou de pecado sem o mesmo, e não admitem sacramento (paradoxo)
E vão além, por judaizarem cristianismo (IURD tá nessa onda atualmente)
Nenhum comentário:
Postar um comentário