sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Qual a diferença de "heresia" para falsa doutrina?

Etimologia de Heresia.

Vem do grego haeresis que carrega a idéia de pensar diferente. E pensar diferente do que? Daquilo que é o orthos "reto" , é desse orthos que temos a "ortodoxia" a prática ou costume (cor)reto.

Quando pensamos ou trazemos a questão para o lado religioso, tudo aquilo que diverge do pensamento e práticas ortodoxas são heréticas. E assim foi ao ongo da história do Cristianismo.

Perceba bem, o que é ortodoxo para um pode não o ser para o outro e nem para um terceiro.

Para não polemizar, suponhamos que tradicionalmente as mulheres cristãs foram ensinadas que tem que usar burkah, porque diferente disto estariam cometendo pecado e isso é ensinado inquestionável durante 200 anos, ai me aparece uma mulher que entende que pode usar só um véu que vai dar no mesmo. essa mulher é herética, para os primeiros. E segue o Cristianismo mais 100 anos com mulheres que usam burkah e outras que usam véu. E um belo dia outra entende que não precisa usar véu o tempo todo só em situações solenes. Essa gora é herege para as outras duas. 

Obviamente  a situação narrada não é algo que acontece no Cristianismo, mas ilustra o que vem a ser uma heresia ou queremos demosntrar.


Então? Toda heresia é do diabo de satanás?

Não! Como explicado é uma opinião e/ou prática diferente! Acreditar em ceia como sacramento ou não, batismo sacramental ou ordenança, são pensamentos diferentes, ou seja heréticos entre si. Mas, que hoje convivem bem, a ponto de não serem taxados o que são para o outro  "heresia"!

Ou seja, o problema é conceber heresia pelo costume histórico e religioso com carga negativa de  tudo aquilo que eu não admito ou tomo por crença contrarias às minhas!


E falsa Doutrina? Essa é do diabo né?

Depende... Falsa doutrina é o conjunto de pensamentos e/ou práticas em relação ao que se tem por "sã doutrina" ou ortodoxia (olha ela aqui de novo! XD).

O que um grupo ensina em relação ao outros vão conter regras que são aceitas ou não pelo outro, ao ponto de divergir muito e brigarem, ou divergirem pouco e se tolerarem; ou ainda compor uma nova religião!

E mencionado isso é que devemos compreender a ramificação ou segmento de uma religião = secta ou seita. Novamente sentido pejorativo associado ao termo historicamente.

Fariseus, saduceus e zelotes são segmentos (seitas) judaicas. A seita dos cristão eram tidas como falsa doutrina pelos judeus, divergiu tanto que ficou independente virando Cristianimso, povos arabes pegando crenças do cristianismo e judaísmo originaram o islamismo.

E voltando a cristianismo, temos vários segmentos e subseguimentos...

Mas, enfim, em geral grupo com pensamentos e práticas que não romperam totalmente com a religião de origem são "heréticos" e "sectários", e o conjunto de suas crenças compõem "falsas doutrinas".
Quando rompem tornam-se outra religião (vide espiritismo), e o conjunto de crenças continua sendo falsa doutrina, nesse caso em relação ao Cristianismo.

Se algo ficou dúbio, é só falar tento dizer de outra maneira! ^^







Nenhum comentário:

Postar um comentário