terça-feira, 11 de agosto de 2015

Teologia da Missão Integral ?

Do que se trata e como  surgiu isso que chamam de "teologia da missão integral"? Percebo que alguns teólogos defendem veementemente e outros condenam totalmente...

Creio que talvez se eu inverter um pouquinho a ordem fique mais claro entender sobre a Teologia da Missão Integral (TMI).

Síntese da origem

Lá por volta de 1969 numa reunião de vários representantes de igrejas da América-Latina, o I Congresso Latino Americano de Envangelização e membros da Fraternidade Teológica Latino Americana discutiram qual seria o papel da Igreja diante dos problemas da America Latina.


Objetivos!

Coincidentemente (ou não) nessa mesma década várias denominações cristãs, sobretudo latinas, discutiam o papel da Igreja diante das mazelas do mundo. O resultado disso foi o entendimento que a Igreja deve atuar no mundo buscando dirimir as injustiças e promover de fato atitudes condizentes com os ensinamentos de Jesus, no sentido de quem amo ao próximo não deve deixar este ser oprimido, discriminado, injustiçado, ter seus direitos suprimidos; enfim não dissociar a conversão (transformação) espiritual da material .
E sendo bem enfático, essa transformação não é sair da pobreza para a riqueza, mas sair da miséria e marginalidade para um estado de dignidade (mesmo sem ser rico). Isto é, ser capaz de se alimentar, de conseguir educação, saúde com uma qualidade digna ao ser humano!


Curiosidade!

Do I CLADE se originou a TMI, e fora deste no âmbito católico romano se originou a Teologia da Libertação.
Os objetivos em suma são os mesmo: palavra e pão; salvação espiritual e dignidade social.

Então, mesmo com medo de me apedrejarem vou rebatizar para Teologia da Missão Integral ou Libertação XD (TMIL)

Aqui temos a velha picuinha católico romano x evangélico ( ou evangélico x católico romano), semelhante ao que acontece nas crenças dos dons espirituais (carismas), num meio é de pentecostalismo noutro movimento carismático. No qual fazem a mesma coisa e chamam por nomes diferentes...

Onde está o problema?

O problema, está como sempre nos extremos quando surge radicalismo. Como TMIL, visa questões sociais, que comumente estão associados a ideias socialistas e comunistas.
E aí é que muitos torcem o nariz, viram a cara e dão piti...

Como ter uma sociedade sem divisão de classes, se eu quero enriquecer e estar entre a classe rica?
Como ter uma sociedade mais igualitária se eu só penso em mim?

Desses questionamento já podemos identificar bases de pregações e evangelizações, tá eu me rendo, teológicas de muitas igrejas. A ideia extremada que o mundo jaz no maligno e não tem concerto, que Deus  é por mim e por isso tenho que demonstrar através da minha prosperidade; E outros? Que Deus que tenha misericórdia deles...

E pior de tudo é que chegam ao extremo de dizer alguns do que são contra que Jesus, não ensinou a buscar transformar situações ou dirimir problemas sociais.

Eu não sou fã de ficar citando Bíblia, mas como o caso é extremo, só para demonstrar que Jesus diferente dos que são contra TMIL, ensinou:

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? (Mateus 25:31-37)

Mas, acho que esse texto não está na Bíblia deles...

Mas, com isso quer dizer que eu acredito que as pessoas são obrigadas a entrarem em movimentos sociais, ONGs ou coisa do tipo senão irão arder no fogo do inferno?

Nananinanão, Deus promove a muito um "Vai fazer o que?", para ver as nossas  reações diante das injustiças e problemas. Coisas simples e "bestas" como ceder ou não o lugar para  idoso/gestante/deficiente, quando tu está sentado mesmo cansado(a) e  o lugar não está marcado como preferencial; 

E vou parando aqui para não viajar demais ^^


Nenhum comentário:

Postar um comentário