segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Qual o conceito de teologia liberal (ou liberalismo teológico) ?

O conceito de liberalismo teológico perpassa pelo entendimento do que vem primeiro ser liberalismo.

Liberalismo é um movimento que em suma visa promover liberdade e igualdade. E liberdade aqui não num sentido de liberalidade, ou seja, fazer as coisas inconsequentemente, mas ser livre para fazer as próprias escolhas racionalmente.


Neste sentido o liberalismo teológico tem haver com a liberdade do individuo no que tocam a religião e a igualdade entre os direitos dos que professam alguma fé e dos que também não professam nenhuma fé.


Como surgiu?

Como dito inicialmente, o liberalismo teológico está associado ao liberalismo, que por sua vez deriva do Racionalismo (filosofia), do movimento movimento Iluminista (ou de  Ilustração) e do Deísmo. Tendo o corpo de idéias vindo a se estabelecer por volta do século XVIII.

Tendo por influência o pensamento (escritos) de vários filósofos como:
[Immanuel] Kant (1724-1804), [Friedrich Daniel Ernst] Schleiermacher (1768-1834), [Ferdinand Christian] Baur (1792-1860), [David Friedrich] Strauss (1808- 1874), [Albrecht] Ritschl (1822- 1889), [Adolf von] Harnack (1851-1930).


Quais os seus principais pontos?

Agora, vamos recapitular, para entender melhor os pontos.

Do Racionalismo temos os princípios de liberdade e dignidade e investigação cientifica, na teologia implicando na liberdade de crença e culto, e por isso a promoção da dignidade daqueles que crêem diferente, não os marginalizando; e a busca pela racionalização da fé.

Do Deísmo temos o postulado da existência de uma religião natural, sendo está o conjunto de verdades e leis divinas que transpassam todas as religiões. O cristianimo seria apenas uma dentre as revelações individuais. Dessa corrente temos ainda que a compreensão da vontade e revelação divina se dá individualmente, deus se comunicando diretamente com o individuo sem intermediários (pastor, profeta ou quaisquer outras figuras).


Do Iluminismo temos não só uma reafirmação da razão no entendimento religioso, mas o postulado da liberdade de interpretação da bíblia segundo o entendimento e compreensão do individuo.

Podemos sintetizar os pontos do Liberalismo nos seguintes:

a)O Cristianismo é uma revelação de deus, mas não a única revelação, pois Deus estabeleceu princípios morais e éticos em todas religiões e os ensina a todos seres humanos;


b)Todos os que crêem em deus devem ser respeitados e não ter seus direitos cerceados pela forma de manifestação das crenças;

c)Todos devem ser livres para professar e manifestar suas crenças religiosas;

d)Todos são livres para ler a bíblia e racionalmente interpretá-la.

É importante frisar que quando falo de interpretação racional, quero dizer que tal corrente busca desmitificar a religião e a bíblia.

“Desmitificar ? Como é isso?”

Alguns cresceram ouvindo, assistindo ou lendo contos baseados nas fábulas de Esopo, as quais no final sempre tinham a “moral da história”. Tais contos às vezes eram permeados de coisas fantásticas, sobrenaturais e/ou exageradas. Pois bem, uma narrativa que é permeada por esses elementos é chamada de "narrativa mítica" ou no popular, de "MITO".

E esse é nesse sentido de compreender a “moral da história” das narrativas bíblicas, que está a desmitificação. As narrativas bíblicas são para a teologia liberal (cristã) o ápice da revelação de deus para os homens, na medida que sintetizam, como um manual ético,  como o individuo deve se portar perante o mundo. Além de que postula que compreender-se o texto o mesmo deve ser lido em seu contexto histórico-cultural e o principio do ensinamento atualizado. É interessante ressaltar que ainda que seja o ápice, não invalida ou reduz  o valor de quaisquer outras revelações.

Quanto a salvação, esta se dá num estilo “homem-aranha” de ser: “grande conhecimento implica em grande responsabilidade”.  Deus se revela individualmente e promove salva a medida do conhecimento e de sua revelação ao indivíduo, por isso as outras revelações não seriam inválidas.

E Jesus, na figura do Cristo salvador e não do homem, é visto como o instrumento pedagógico de deus, revelando aos que seguem seus ensinamentos um dos modelos que reuni leis (naturais) de deus a ser em seguidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário